Search
booked.net
Search
Close this search box.

Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades serão vacinadas a partir do dia 3 de abril

A Prefeitura de Manaus inicia no próximo sábado, 3, a vacinação das pessoas de 50 a 54 anos, portadoras de comorbidades. Os que se enquadram nessas condições de saúde e idade devem buscar um dos sete pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em funcionamento das 9h às 16h, nas quatro zonas geográficas da capital.

“Manaus é a cidade que mais avança na inclusão de grupos prioritários na vacinação contra a Covid e esse ritmo será ainda mais acelerado com o aumento da disponibilidade de doses anunciado pelo Ministério da Saúde”, ressalta o prefeito David Almeida, que na última terça-feira já havia determinado a antecipação da vacina para o público de 55 a 57 anos, que será atendido de modo escalonado ao longo da semana.

Quem pode ser imunizado?

Pessoas de 50 a 54 anos, com comorbidades e remanescentes dos demais grupos prioritários:

Diabetes mellitus; obesidade mórbida; cardiopatias; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias
 congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Para ser vacinada, a pessoa que se enquadra nas condições definidas deve apresentar laudo (original e cópia) que comprove a doença preexistente, além de documento de identificação com foto e CPF. No caso dos diabéticos, é válido como documento de comprovação, receita médica (original e cópia) do SUS ou da rede particular. E para os que têm obesidade mórbida, pode ser apresentada declaração (original e cópia) de comprovação de IMC (índice de massa corpórea) igual ou maior que 40, emitida por profissional médico ou por qualquer outro profissional da saúde, de nível superior, como enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e educador físico.

Além dos que têm entre 50 e 54 anos, com uma das três doenças contempladas, a Semsa segue com a vacinação de primeira dose dos que têm entre 55 e 59 anos nas mesmas condições de saúde e dos que têm acima de 60 anos, que por algum motivo não puderam se vacinar antes.

A campanha também continua para a segunda dose dos trabalhadores da saúde, cujo atendimento é feito exclusivamente na Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, informa que todos os usuários de 50 a 54 anos cadastrados até agora no “Imuniza Manaus” estão agendados, com a indicação de hora e local de atendimento. Quem ainda não fez o cadastro, pode acessar o sistema (https://imuniza.manaus.am.gov.br) e informar seus dados no campo “Comorbidades”. A consulta ao agendamento está disponível no mesmo link, na opção “Consultar 1ª dose”.

“Orientamos para o cadastro prévio porque, dessa forma, o atendimento é mais rápido e a possibilidade de erro de registro é muito menor. No entanto, a pessoa que não conseguiu se cadastrar pode se dirigir a um dos pontos de vacinação, que o cadastro será feito na hora e a vacina, aplicada”.

De acordo com Aline, até o início desta quinta-feira, 1º/4, o “Imuniza Manaus” havia agendado oito mil usuários para receber a vacina no próximo sábado.

Quem não deve procurar o atendimento

Não devem procurar os postos as pessoas que estão com alguma doença na fase aguda, inclusive síndromes gripais.  Para esses, a recomendação é esperar até a completa recuperação. Quem está com Covid-19 ou teve a doença recentemente precisa  aguardar 30 dias após os primeiros sintomas sanarem, para ser vacinado.

Vacinômetro

De acordo com o Vacinômetro municipal (https://vacinometro.manaus.am.gov.br/view/), Manaus já vacinou 294 mil pessoas, das quais 239 mil com a primeira dose e 55 mil com a segunda. Todas as metas de vacinação para as faixas de idade acima de 65 anos e para os trabalhadores da saúde já foram ultrapassadas na capital. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 90% de todos os grupos contemplados na campanha.

Pontos de atendimento, das 9h às 16h

  • Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – bairro Cidade Nova

  • Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222 – bairro Crespo

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – bairro Parque 10 de Novembro

Universidade Nilton Lins

Avenida Professor Nilton Lins, 3.259 – bairro Flores

  • Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – bairro São José I

  • Zona Oeste

Balneário do Sesc

Avenida Constantinopla, 288 – bairro Alvorada

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)

Rua Ipanema, 550 – bairro Alvorada

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.