*Da Redação Dia a Dia Notícia
A pedagoga e ativista indígena Vanda Witoto lançou sua pré-candidatura à deputada federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nas eleições de 2026. O anúncio foi feito neste sábado, 04, em Manaus, e marca o início da nova fase de articulação política da representante, que disputou sua última eleição em 2024 para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando ainda era filiada ao partido Rede Sustentabilidade.
Durante a mobilização, Vanda reforçou que sua pré-campanha será pautada pela defesa dos povos indígenas, das mulheres, das juventudes, das periferias e dos trabalhadores do Amazonas.
“Vamos dar juntos o pontapé inicial de uma campanha forte, popular e cheia de esperança, levantando a voz dos povos indígenas, das mulheres, das juventudes, das periferias e dos trabalhadores do Amazonas”, afirmou.
Vanda é mulher indígena do povo Witoto, pedagoga e ativista com atuação voltada à defesa dos direitos dos povos originários, dos direitos humanos e do meio ambiente. Ao longo da trajetória, também ganhou destaque por manifestações em defesa de territórios como o Parque das Tribos, considerado o maior bairro urbano indígena do Brasil, além de iniciativas culturais e comunitárias voltadas à valorização da identidade indígena em Manaus.
A pré-candidata também já relatou ter sido alvo de episódios de ataques e episódios de violência política ao longo de sua atuação pública, especialmente em períodos eleitorais.
Ela foi a primeira conselheira da cadeira de Cultura Indígena do Amazonas e lidera iniciativas como o coletivo de mulheres que cantam e dançam o Ruaringo, o empreendimento de moda indígena Ateliê Derequine e a casa de conhecimento ancestral Jofo Nimairama.
A pré-candidata já disputou duas eleições anteriores. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputada federal pelo Amazonas e recebeu 25.545 votos. Em 2024, pelo partido Rede Sustentabilidade, foi candidata a vereadora em Manaus e obteve 8.374 votos, mas não foi eleita em nenhuma das duas ocasiões.
