*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma charge envolvendo a líder indígena e pré-candidata à deputada federal Vanda Witoto gerou forte repercussão e críticas nas redes sociais. A ilustração, assinada pelo cartunista Gilmal e divulgada pela editora Jara Comics após a filiação de Witoto ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mostra a indígena em uma representação considerada sexista diante do senador Eduardo Braga (MDB). Em vídeo divulgado nas redes sociais, na tarde desta terça-feira, 10, Vanda afirmou que o conteúdo configura violência política de gênero, com caráter misógino e racista, e anunciou que pretende encaminhar denúncia aos órgãos competentes.
No desenho, Vanda aparece ajoelhada diante do senador enquanto ele diz a frase “ajoelhou, tem que rezar”. Na imagem, o parlamentar carrega uma bolsa com grãos de milho, em referência a uma prática antiga de punição em que a pessoa é obrigada a se ajoelhar sobre milho seco, um castigo considerado degradante. A representação foi interpretada como ofensiva e desrespeitosa à liderança indígena.
Diante da repercussão, Vanda Witoto publicou um vídeo nas redes sociais em que classificou o episódio como um ato de violência política, misógina e racista. Segundo ela, a representação atinge não apenas sua trajetória política, mas também as mulheres e os povos indígenas.
“Hoje a violência política e de gênero chega ao meu corpo território, nas mulheres e em toda a sociedade do Amazonas de forma covarde, misógina e racista”, afirmou. A líder indígena também destacou que a participação de mulheres na política ainda enfrenta resistência e ataques.
Vanda declarou ainda que a situação será encaminhada aos órgãos competentes. “Violência política não é piada, não é arte, é crime. Estamos encaminhando nossa denúncia e pedimos apoio da sociedade para enfrentar qualquer tipo de violência contra as mulheres”, disse.
A pré-candidata afirmou que continuará atuando politicamente e defendendo a participação feminina nos espaços de decisão. “Seguiremos lutando e sendo voz para todas as mulheres que têm coragem de fazer essa caminhada política”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
