*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Grande Família conquistou nesta segunda-feira, 16, seu sétimo título no Carnaval de Manaus 2026, após a apuração realizada a partir das 14h, no Sambódromo. A contagem das notas definiu a campeã do Grupo Especial, após dois dias de desfiles, marcados por alto nível técnico e forte expectativa do público e da comunidade. Neste ano, a agremiação apresentou um enredo que exaltou a influência nordestina na formação social brasileira. A conquista encerrou um período de pausa para a escola, que não vencia desde 2014.

A escola venceu a competição com 269,40 pontos. Na sequência ficaram a Vitória Régia, com 269,20 pontos, e a Reino Unido da Liberdade, com 268,50. Também integraram a classificação final a Mocidade Independente de Aparecida (267), Vila da Barra (266,30), Unidos do Alvorada (266,20), Presidente Vargas (266,10) e Andanças de Cigano (258,60).
Com o enredo “O Galo vai cantar de novo! Maracanaú – O Galo Faceiro e o Chamado de São João”, apresentando na avenida uma celebração da cultura nordestina, destacando a influência dessas tradições na formação cultural da Amazônia e reforçando a conexão histórica entre as regiões.

O título também representa o fim de um longo período para a escola. Antes da conquista recente, a última vitória da agremiação havia ocorrido em 2014, quando foi campeã do Carnaval de Manaus com o enredo “Ednelza Sahdo – Uma Estrela em Cena”. Naquele ano houve uma decisão atípica na folia manauara, marcada por impasses na apuração e que resultou na declaração de todas as escolas do Grupo Especial como campeãs. Ainda assim, o título de 2014 segue como a última conquista oficial registrada da agremiação até agora, encerrando um intervalo de mais de uma década sem troféus no grupo principal.
