*Da Redação Dia a Dia Notícia
A cidade de Manaus amanheceu alagada em diversas zonas nesta segunda-feira, 02, após a forte chuva que atinge a capital desde as primeiras horas da manhã. As defesas civis municipal e estadual emitiram alerta para risco de alagamentos e deslizamentos na área urbana, orientando a população a redobrar a atenção.
A previsão meteorológica indica que a chuva deve persistir ao longo do dia, com possibilidade de chuvas moderadas e períodos de instabilidade, embora as temperaturas permaneçam elevadas, com máximas próximas de 29 °C e mínimas em torno de 24 °C.
Modelos de previsão também apontam possibilidade de novas pancadas de chuva e trovoadas no decorrer desta segunda-feira, típicas do clima equatorial de Manaus em fevereiro, mês caracterizado por alta umidade e grande volume de precipitação.
Até o início da manhã de hoje, a Central 199, da Defesa Civil, registrou quatro ocorrências, sendo um alagamento no bairro Santa Etelvina (zona Norte); um risco de desabamento, no bairro Planalto (zona Centro-Oeste); um deslizamento de barranco, no bairro Jorge Teixeira (zona Leste), e um desabamento de muro no bairro Nova Cidade (zona Norte).
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o bairro Redenção, zona Centro-Oeste, registrou 47,29 milímetros de chuva, bairro Santa Etelvina, zona Norte, a chuva atingiu 41,6 milímetros e no igarapé do 40, zona Sul, o volume de precipitação registrado foi de 36,4 milímetros.
O cenário de instabilidade coincide com o período tradicional de chuva intensa na região, quando Manaus costuma registrar dias chuvosos, elevando o nível dos rios e impactando a rotina da população.
Ver essa foto no Instagram
