*Da Redação Dia a Dia Notícia
A nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado na quarta-feira (18), aponta que Manaus soma 10.490 casos notificados de dengue em 2024, dentre os quais 80 seguem em investigação. Os casos confirmados da doença totalizam 2.614 e o número de mortes confirmadas permanece em apenas dois registros.
Entre os dias 8 a 14 de dezembro de 2024, houve 24 casos notificados (suspeitos) de dengue. O informe epidemiológico aponta também que não houve registros de novos casos confirmados de zika, oropouche ou mayaro. Houve apenas um caso confirmado de chikungunya e cinco de dengue no período.
Conforme o levantamento, foram totalizandos, respectivamente, 114 e 306 notificações dessas arboviroses neste ano. Em 2024, foram confirmados 21 casos de zika e 18 de chikungunya, não havendo óbitos confirmados ou em investigação.
O município não teve registro de novos casos de oropouche ou mayaro na última semana, permanecendo os respectivos totais de 871 e sete casos confirmados em 2024. Não há casos ou óbitos em investigação pelas doenças. Um óbito por oropouche foi confirmado neste ano.
Todos os casos de oropouche e mayaro são confirmados por critério laboratorial. Não há notificações das arboviroses, por não se tratarem de agravos de notificação compulsória.
Imunização
É orientado aos pais e responsáveis legais que crianças de 10 a 14 anos sejam vacinadas contra a dengue.
As doses do imunizante Qdenga estão disponíveis em mais de 60 salas de vacina gerenciadas pela rede municipal. A lista de locais está disponível em https://www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.