*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Após as reuniões do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido da Mulher Brasileira (PMB), as agremiações no Amazonas retomam as convenções partidárias a partir deste sábado (27). As primeiras da lista são a do Mobiliza, que lançará o deputado estadual Wilker Barreto a prefeito de Manaus no Ladeira Show, localizado no Novo Aleixo, às 7h.
No mesmo dia, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lança a chapa formada por Gilberto Vasconcelos e Damiana Amorim. O evento ocorrerá no Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Amazonas (Sintraam) às 14h. No domingo (28), a federação formada por Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (Rede) realiza sua convenção na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) às 10h. Até o momento está mantida a pré-candidatura de Natália Demes (PSOL), apesar de a Rede ter declarado apoio a Marcelo Ramos (PT).
Na terça-feira (30), o Partido Democrático Trabalhista oficializa a chapa de 42 candidatos à Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o apoio a Marcelo Ramos na Associação dos Sargentos do Amazonas – ASA Clube, às 18h. No mesmo dia, a federação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania confirma o nome do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) para a Prefeitura de Manaus. O parlamentar está em segundo lugar nas pesquisas mais recentes. Na ocasião serão apresentados os 42 candidatos da federação e o nome de quem ocupará o posto de vice na chapa de Amom.
Dia ‘D’
Em 3 de agosto haverá convenções partidárias dos principais candidatos das eleições de 2024. O Avante, que lançará o atual prefeito David Almeida à reeleição, realiza sua convenção no Espaço Via Torres às 18h. A expectativa é que ocorra uma convenção conjunta com os partidos aliados de David Almeida: Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do senador Eduardo Braga; Partido Social Democrático (PSD), do senador Omar Aziz; Agir e Democracia Cristã (DC).
Na outra ponta, também está marcada a convenção do União Brasil do governador Wilson Lima, que lançará a prefeito o deputado estadual Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No mesmo dia, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Renovação Democrática (PRD) também realizam suas convenções, que poderão ocorrer em conjunto com a do União Brasil.
Também parte do arco de alianças do partido de Wilson Lima, o Podemos e o Progressistas (PP) estão com suas convenções previstas para 5 de agosto, último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral, mas podem adiantar o evento para realiza-las em conjunto com o União.
Por fim, a federação Brasil da Esperança – formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV) – lança o ex-deputado Marcelo Ramos a prefeito no dia 5 de agosto, bem como oficializará os 42 candidatos a vereador.
O Partido Liberal (PL) também confirmará o nome do deputado federal Capitão Alberto Neto para a Prefeitura. Após as últimas negociações, a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) foi anunciada pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, como candidata a vice-prefeita na chapa de Alberto Neto. Isso também enterra as negociações tentadas por Wilson Lima para atrair o PL para Roberto Cidade.
Até o momento, o Republicanos e o Partido Trabalhista Renovador Brasileiro (PRTB) não confirmaram as datas de suas convenções.