*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Conselho Federal de Estatística (Confe) pediu informações sobre o estatístico responsável pelas análises feitas pelo portal RealTime1. Segundo informações do Direto ao Ponto, institutos de pesquisas denunciaram análises falsas sobre estudos publicados à autarquia federal, à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e à Justiça comum. O documento foi assinado pelo presidente do Confe, Luiz Carlos da Rocha.
Além da identidade do estatístico, a autarquia pede que informem a metodologia e o programa utilizado para coleta e resultados dos dados utilizados nas análises falsas sobre os estudos dos Institutos de Pesquisa realizados pelo site.
O próprio site se contradisse a respeito dessas análises. Em um primeiro momento, atribuiu-as aos jornalistas que trabalham no local, depois a uma figura de estatístico que não teve o nome divulgado e até a tecnologia de inteligência artificial (IA). O Confe exige que o RealTime1 revele quem é o estatístico.
No final do ano passado, o empresário Durango Duarte informou que não iria realizar pesquisas eleitorais para a Prefeitura de Manaus no primeiro semestre de 2024.
Coincidentemente, as análises do RealTime1 começaram assim que os estudos concorrentes de Durango foram sendo divulgados.