Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ipaam embarga obra de poço em Parintins (AM) e aplica multa de R$ 220 mil

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Uma semana depois do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), declarar estado de emergência pela contaminação das águas que abastecem os lares dos parintinenses, a Prefeitura Municipal foi multada pelos técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em R$ 220 mil pela obra irregular de perfuração de um poço tubular no bairro Palmares, na Ilha Tupinambarana.

Na quinta-feira (23/05), os agentes embargaram a obra para exploração de água subterrânea que estava sendo realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), vinculado à prefeitura, sem as licenças necessárias.

Em dezembro de 2023, técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS) constataram que a água dos poços que abastecem a cidade de Parintins apresentou contaminação por nitrato e alumínio, em altíssima concentração. Em decorrência disso, o pH da água apresenta acidez elevada, fora dos padrões recomendados para o consumo humano.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.