*Da Redação
A cúpula do PSDB do Amazonas se reuniu, na noite desta segunda-feira, dia 10, e decidiu apoiar o ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento (PL) e indicar a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB) como vice na chapa para a disputa pela sucessão de Arthur Neto, em novembro deste ano. No entanto, o prefeito Arthur Neto só deverá bater o martelo nas convenções, até lá, o cenário ainda poderá mudar.
Pelo novo calendário eleitoral, as convenções devem acontecer entre o período de 31 de agosto a 16 de setembro.Os partidos, de acordo com o TSE, poderão utilizar formato virtual para a escolha de candidatos e a formação de coligações majoritárias.
Segundo fontes do Dia a Dia On-line, a reunião dos tucanos contou com a presença dos presidentes dos diretórios municipal e estadual do PSDB, Luiz Alberto Carijó e Arthur Bisneto, respectivamente, além do prefeito Arthur Neto, Alfredo e Conceição. No último final de semana, a reunião também ocorreu, mas sem muitas definições.
Alfredo Nascimento já foi prefeito de Manaus por dois mandatos (1997-2004). Foi senador e ministro dos Transportes nos governos de Lula e Dilma Rousseff. Seu último cargo público foi de deputado federal (2015-2019).
Apesar de ter sido ministro em governos do PT em três diferentes momentos, posicionou-se favorável à admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Acabou por renunciar à presidência nacional do PR, cargo que ocupava desde 2010, para poder dar o voto favorável ao processo, uma vez que a orientação da bancada do partido era de voto contrário a abertura do impeachment.
As últimas pesquisas eleitorais, Alfredo registrou média de 6% das intenções de voto e tem alta rejeição por parte do eleitorado.
O ex-prefeito foi um gestor que se caracterizou por ter uma presença muito forte nos bairros de Manaus, onde, entre outros, implantou os projetos “Mãe Social” e “Médico da Família”.