*Audrey Bezerra – Dia a Dia On-line
Com o adiamento das eleições municipais deste ano, que passarão para o mês de novembro em virtude da pandemia da Covid-19, os prefeitos de todo o País ganharam um tempo extra e poderão realizar algumas ações que, pelo calendário anterior, estariam proibidas deste 4 de julho. Os gestores que serão candidatos à reeleição terão um prazo maior, por exemplo, para participar de inaugurações de obras públicas. Como a data do primeiro turno será no dia 15 de novembro, a nova data-limite para as proibições será a partir do dia 15 de agosto, três meses antes do pleito.
No Amazonas, vários prefeitos dos municípios do interior estão acelerando suas atividades e intensificaram nos últimos dias as inaugurações e entregas de obras e serviços.
Segundo o advogado eleitoral Yuri Dantas Barroso, além dos prefeitos candidatos à reeleição, os candidatos a vereadores também não podem comparecer nas inaugurações a partir da data-limite.
“A lei não proíbe apenas os candidatos à reeleição ao cargo de prefeito. Ela proíbe qualquer candidato. E as penalidades previstas para essa conduta são multa e a cassação do registro ou diploma”, explicou.
No final do mês de julho, foi possível acompanhar várias prefeituras inaugurando obras. No Rio Preto da Eva, o prefeito Anderson Sousa (Progressista) inaugurou o novo centro administrativo que funcionará a sede da prefeitura municipal de Rio Preto da Eva. O prédio fica localizado na Rua Ângelo Amaral, s/n, Centro da cidade. No dia da entrega, estiveram presentes o Senador Omar Aziz, Deputado Federal Marcelo Ramos, Deputados Estaduais Fausto Junior e Álvaro Campelo.
A prefeitura também exigiu da empresa, responsável pela obra, a entrega da Shopping Popular Raimunda Cajueiro o mais breve possível. Segundo o prefeito, os comerciantes que estavam ao lado do novo Centro Comercial Vereador José Océlio e os que estão ocupando área irregular ao lado da Amazonas Energia, estão com seus box garantidos no novo Shopping Popular. O objetivo das obras, segundo ele, é organizar a cidade e deixá-la mais bonita.
Em Boa Vista do Ramos, a prefeitura inaugurou dois polos de academia de saúde. A Academia Ampliada vai ficar no bairro Nova Esperança e a Intermediária, no Centro. Ambas contarão com espaço multiuso, área de vivência e para equipamentos. Todas as atividades serão instruídas por um profissional de educação física, segundo o prefeito Eraldo CB (PSC).
“O que estamos fazendo agora aqui é o que estamos fazendo desde o início da gestão. Buscando recursos em Brasília para entregas obras voltadas para a educação, saúde, junto com a equipe da prefeitura”, declarou.
Nos locais serão realizadas práticas corporais, atividades físicas, promoção de alimentação saudável, mobilização da comunidade, dentre outras ações. Nos dois espaços serão respeitados todos os protocolos de prevenção à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório para quem for às academias, informou a prefeitura.
Outros serviços também vêm sendo executados com mais celeridade na cidade. Cento e quarenta famílias das Comunidades São Raimundo e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Ramos de Baixo, foram beneficiadas com a instalação de 59 luminárias públicas nos últimos dias.
“São espaços localizados em diferentes áreas da cidade, atendendo o maior número de pessoas possíveis. Sabemos que o incentivo à prática de exercícios é uma forma de fazer com que as pessoas saiam do sedentarismo e, assim, melhorem a sua saúde”, explicou o prefeito Eraldo.
Em Parintins, a prefeitura entregou, na última semana, a Unidade Básica de Saúde Irmão Francesco Galianni, localizada no bairro do Itaúna 2, toda reformada e ampliada. A unidade passará a ofertar exames de ultrassonografia.
A UBS, uma das mais procuradas do município de Parintins, foi inaugurada em 2002 e precisava ser reformada. Segundo o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), os investimentos que a Prefeitura de Parintins realizou durante a pandemia ficarão como legado à população. “São recursos próprios e principalmente emendas parlamentares das bancadas federal e da Assembleia Legislativa do Amazonas que farão a diferença no atendimento ao cidadão”, frisou.
No último mês de julho, a prefeitura deu ordem de serviço para a construção de um reservatório de água de 20 mil litros na comunidade do Maranhão. A localidade, localizada no rio Uaicurapá, está ganhando melhorias na escola e também ganhará a revitalização da escadaria, segundo informou a prefeitura. Em Santo Antônio do Tracajá, o prefeito deu ordem de serviço para a ampliação da escola municipal Luiz Gonzaga. O educandário ganhará mais quatro salas de aula, com 48 m² cada uma. Além disso, faremos melhorias no sistema de abastecimento de água com a ampliação do reservatório. Também foi entregue pelo prefeito ambulanchas Uaicurapá e Mamuru, equipadas com motor de 150 HPs, balas de oxigênio, macas móveis e fixas, as embarcações possuem capacidade para o transporte de dois pacientes e dois acompanhantes de forma rápida e segura. “Com essas duas ambulanchas vamos abranger mais de 20 comunidades das regiões do rio Uaicurapá e Mamuru, que passam a serem beneficiadas pela Central Municipal de Resgate”, frisou o prefeito.
View this post on InstagramA post shared by Frank Bi Garcia (@frankbigarcia) on
Em Coari, nesta semana, o prefeito Adail Filho, entregou cerca de 2 mil itens entre equipamentos de informática, fardamentos e kits de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde da zona rural.
Segundo a prefeitura, os instrumentos, além de assegurar melhores condições de trabalho para os servidores, vem reforçar e garantir o cuidado à saúde de aproximadamente 20 mil pessoas que residem nas mais de 200 comunidades e localidades espalhadas pelas sete calhas de rios e lagos de Coari. “Tenho certeza que estamos no caminho certo e através de ações como essas nós estamos levando uma melhor qualidade de vida para o povo coariense”, frisou o prefeito. Neste final de semana, a prefeitura fez uma programação especial de aniversário da cidade.
View this post on InstagramA post shared by Adail Filho (@adailfilho) on
Também foi entregue, nos últimos dias, o Mercado Municipal Clemente Vieira todo reformado. “O cenário no local era de abandono e destruição, mas graças aos nossos esforços conseguimos realizar as adequações necessárias de acordo com as normatizações sanitárias, visando o bem-estar dos trabalhadores e da população”, declarou o prefeito nas redes sociais. Outras obras entregues nos últimos dias foram o Ginásio Poliesportivo Francisco Alberto da Luz- Tanta, o Laboratório Central de Coari, além da execução de serviços de infraestrutura nas ruas da cidade.
Em Maués, as obras e serviços de infraestrutura também têm sido intensificados nos últimos dias. A prefeitura transformou a antiga ‘Praça da Bíblia’ localizada na Avenida Francisco Magnani, Centro, no Centro Esportivo Antônio Ricardo Macêdo. No local, a Prefeitura construiu duas quadras esportivas de basquete, vôlei, futsal, entre outras modalidades, além de ambientes para o lazer de famílias e práticas de exercícios físicos, segundo a prefeitura.
A Prefeitura de Maués também revitalizou e ampliou 11 postos de saúde na Zona Rural. Essas unidades de saúde estão localizadas em comunidades polos dos Rios Paracuni, Alto Apoquitaua, Médio Apocuitaua, Apoquitaua Miri, Lago Grande e Maués-Miri e Castanhal de Baixo.