*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta sexta-feira (3), o governador Wilson Lima afirmou por meio de suas redes sociais, que a fumaça que encobre a cidade de Manaus está vindo do estado do Pará. De acordo com o Índice de Qualidade do Ar (AQI), a capital está classificada como a cidade do Brasil com o ar mais poluído na manhã desta sexta.
“Agora, essa fumaça que está vindo aqui, ela está vindo do estado vizinho, do estado do Pará, que, nesse momento, também começa a sofrer os efeitos da estiagem, uma seca histórica”, disse.
O governador destacou que equipes estão atuando na região Metropolitana de Manaus e no Sul do estado, e que 100 pessoas já foram detidas e mais de R$ 140 milhões em multas foram aplicadas.
“Do dia 1º ao dia 10 de outubro, foram registrados, aproximadamente, 700 pontos de calor. Ontem, dia 2, o registro que nós temos é de menos de 10 focos de calor”.
Ainda de acordo com Wilson Lima, o Amazonas sofre com uma injustiça climática. “Não somos nós os causadores dos problemas que nós estamos enfrentando, neste momento”.
Desde o mês de agosto deste ano, a cidade de Manaus vem sofrendo com uma onda de fumaça e registrando péssimos índices de qualidade do ar.
Pará
O Pará teve o maior número de queimadas no Brasil, entre janeiro e outubro de 2023, segundo dados do Instituto Nacional Espaciais (Inpe). Foram 31.119 focos de incêndio registrados. O estado teve o segundo pior mês de outubro em 25 anos.
Na região sudoeste do estado, equipes foram reforçadas para controlar o avanço das queimadas em Altamira, município com mais focos de incêndio do Brasil. O trabalho dos bombeiros é marcado pela sobrecarga.