O ex-secretário de Educação do Amazonas em 2019, Luiz Castro, publicou nas redes sociais, nesta quinta-feira, 30, uma série de vídeos onde afirma que fake news e difamações na internet foram alguns dos motivos que o levaram a largar o cargo na Secretaria de Educação e Desporto do Estado (Seduc), e disse, ainda, que não irá concorrer nas eleições municipais neste ano.
Castro explica que a sua saída da Seduc deu-se, também, porque ele estava passando por complicações na saúde, como insônia, arritmia cardíaca e estresse, após a greve dos professores e a denúncia ao Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) contra a Secretaria da Educação.
Durante a sua passagem como titular da Seduc, Castro foi acusado de irregularidades pelo empresário Francisco Luiz Dantas, dono da Dantas Transportes, que denunciou a cobrança de propinas e contatos com dispensa de licitação na Seduc. Na semana das denúncias, em agosto de 2019, Castro pediu demissão da Seduc.
Na publicação feita em sua rede social, Castro disponibilizou um link com cópias das suas defesas protocoladas no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), sobre diferentes acusações: aumento de pagamento de servidores comissionados, contrato de empresa de transporte e merenda escolar sem licitação, e sobre irregularidades no contrato do Centro de Mídias da Seduc.
Em vídeo, Castro afirma que, pessoalmente, não sentia-se culpado pelas alegações, mas como secretário, sim, pela responsabilidade que tinha como gestor.
“Eu não agi impulsionado pelo receio das acusações, ao reverso, essas acusações me incomodam porque atingem a minha reputação, mas essencialmente, a minha alma e relação com Deus e comigo mesma não pode ser atingida por acusações que não tem fundamento”, diz Luiz Castro.
Para ele, os ataques contra o seu nome foram motivados pela excelente votação que recebeu para o Senado nas eleições de 2018. Assista aos vídeos no link abaixo:
Decidi não concorrer a nenhum cargo nas próximas eleições municipais . Mas por respeito e reconhecimento a todas pessoas…
Posted by Luiz Castro on Thursday, July 30, 2020