O ex-governador interino do Amazonas, David Almeida (Avante), solicitou da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de requerimento protocolado nesta segunda-feira, 27, que seja convocado para prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. O deputado Delegado Péricles disse que irá negar o pedido.
David afirma que a decisão foi feita após ser citado em uma sessão da CPI na última quinta-feira. Ele diz que deseja disponibilizar as informações e documentos oficiais para a Comissão, que investiga gastos do Governo do Estado com a saúde desde 2017.
Em sessão da CPI, o presidente da Comissão, deputado Delegado Péricles (PSL), disse que o pedido não será aceito, pois David não tem relação com os fatos investigados até agora.
“Sobre requerimento do colega e ex-deputado estadual David Almeida, já indefiro esse pedido até pra dizer a todos que esta CPI não investiga diretamente pessoas, mas apura fatos que supostamente são ilegais. E com o desencadear destes fatos, são levantadas as relações dessas pessoas. Tendo em vista disso, afirmo que David Almeida, na época ex-governador interino, não teve nenhuma relação com que o foi apresentado”, afirmou Péricles.
Péricles disse ainda que não caso haja algum fato relacionado ao ex-deputado David Almeida, futuramente, ele será convocado por decisão da CPI.
David quer o depoimento de Amazonino
Além de querer ser chamado para depor à CPI, David Almeida mostrou também o desejo de que Amazonino, seu concorrente à candidatura na Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano, prestasse depoimento.
O presidente estadual da Avante deu a entender que possui informações suspeitas sobre o ex-governador Amazonino Mendes:
“Após a minha vinda, se a CPI assim entender, certamente o governador Amazonino Mendes vai ter que comparecer à Assembleia, porque eu tenho muitos documentos, documentos oficiais, e eu quero que ele faça o mesmo que eu: se coloque à disposição da CPI para vir prestar esclarecimentos”, disse.
View this post on InstagramA post shared by David Almeida (@davidalmeidaam) on