*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um pastor alegou que presenciou a cura de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o evento Marcha Para Jesus, que acontece na cidade de Manaus. A fala ocorreu durante o convite para a celebração religiosa, que ocorrerá neste sábado (10).
De acordo com o ministro, um indivíduo sem identidade revelada recebeu um milagre na cerimónia. Além disso, o pastor afirmou que o evento será para toda a população, independente de credo religioso.
“Eu conheço pessoas que marcharam ano passado, que estavam com câncer, e este ano estão curados porque o Senhor fez o milagre. Eu conheço pessoa que tinha filho autista, veio para Marcha, e este ano está curada. A fé remove montanhas”, disse o líder religioso.
Autismo
O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com uma rede de apoio e assistência a pacientes com essa condição.
Na Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, as pessoas com TEA e seus familiares podem contar com 263 Centros Especializados em Reabilitação (CER), que são pontos de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, responsáveis por diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia de assistiva.
Conforme os dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), o Brasil realizou, em 2021, 9,6 milhões de atendimentos em ambulatórios, a pessoas com autismo, sendo 4,1 milhões ao público infantil com até 9 anos de idade.
Marcha para Jesus
A 29ª edição da Marcha Para Jesus começa com o percurso na Praça da Saudade, na Rua Simão Bolívar, Centro de Manaus, com a saída oficial às 15h. De lá, os fieis caminham em direção ao Sambódromo, na Zona Centro-Oeste. Neste ano, o evento tem como tema “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”, baseado em João, capítulo 14, versículo 27.
Na ocasião, será realizado um momento cívico com a presença da diretoria-executiva da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), autoridades parlamentares, além do prefeito de Manaus, David Almeida, e do governador do Amazonas, Wilson Lima.