*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um homem foi multado em mais de R$ 234 mil por utilizar animais silvestres como atração turística em um sítio, no município de Novo Airão. A operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Instituto de Proteção Animal do Amazonas (Ipaam) aconteceu na última terça-feira (25).
Durante a operação, 26 animais silvestres foram apreendidos, sendo cinco araras; duas cobras sucuris; três jiboias; seis jabutis; um matamatá (espécie de cágado de água doce); um periquito maracanã; dois papagaios; três macacos pregos e três pirarucus.
Treze dos animais são especialmente protegidos, que constam na lista do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
Os animais eram mantidos sem licença do Ipaam e em condições de contato direto e frequente com visitantes, que pagavam para frequentar o sítio e manuseavam os animais, incentivados pelo dono da propriedade.
Sete autos de infração ambiental foram lavrados, por uso de espécimes, abusos, maus tratos, uso comercial, de imagens de animais em situação irregular, funcionamento de atividade turística com fauna silvestre sem licenciamento ambiental, inexistência no Cadastro Técnico Federal (CTF) e uso de motosserra sem licença. As multas totalizam R$ 234.500,00.