*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Cerco Inteligente de Videomonitoramento, conhecido como “Paredão”, coordenado pelo Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública (Ciaisp), aumentou em mais de 200%, a produtividade de respostas às solicitações dos órgãos de segurança do Governo do Amazonas. No ano de 2022, foram produzidas 154 respostas nos primeiros 100 dias do ano, em 2023 foram 465 neste mesmo período.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o sistema é composto por mais de 500 câmeras e auxilia os polícias no combate à criminalidade. O Paredão tem gerado resultados positivos por meio da análise e monitoramento de imagens.
Para o coordenador do Ciaisp, tenente-coronel, Carlos Eduardo, esse aumento se dá pelo fato das instituições confiarem no sistema.
“Nosso sistema tem sido bastante utilizado principalmente em investigações, da Polícia Civil, ações da Polícia Militar e até da Corregedoria do sistema de segurança. Nosso sistema é focado em ajudar nessas investigações e apoiar o sistema de segurança como um todo, o que tem gerado mais confiança dos órgãos que têm cada vez mais solicitado o nosso apoio e os resultados positivos têm aparecido”, disse o coordenador.
Ainda conforme a SSP, vale ressaltar que número de demandas recebidas neste período também aumentou, em 2022 foram 129, contra 426 em 2023. Em 2022, o número de veículos recuperados pela PMAM foi de 1.187.
Sobre o “Paredão”
Lançado em agosto de 2021, o Paredão, que faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela SSP-AM, possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios, que envolvam veículos.
O sistema conta com 500 câmeras espalhadas em pontos estratégicos para o monitoramento em tempo real e permite identificar, avaliar, acompanhar e monitorar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra a ordem pública e a segurança de pessoas e patrimônios.