*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta terça-feira (28), o ex-senador João Pedro Gonçalves da Costa, de 70 anos, foi nomeado para cargo de direção na cúpula do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele será diretor de Governança Fundiária do órgão responsável pela reforma agrária no país.
A nomeação do ex-senador estava definida há mais de um mês. Porém o ato só foi desengavetado na segunda-feira (27), após o Ministério do Desenvolvimento Agrário bater o martelo sobre a nomeação do presidente do instituto, César Aldrighi.
No ano passado, João Pedro fez parte da equipe de transição do governo Lula. Ele participou do grupo que ajudou a fundar o Ministério dos Povos Indígenas.
Ex-presidente do PT-AM, em 2006, João Pedro foi escolhido para se tornar senador, sem ter que enfrentar diretamente uma eleição. Chegou ao cargo como suplente do senador Alfredo Nascimento (PL). Alfredo foi para o Ministério dos Transportes, e João Pedro para o Senado, onde permaneceu por cerca de seis anos.
Nas eleições passadas, o petista se lançou candidato a governador, mas o PT decidiu apoiar Eduardo Braga (MDB). Contudo, imediatamente, ele foi convidado pelo senador Omar Aziz (PSD) para ser o seu segundo suplente no mandato.
*Com informações do BNC
