*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus realizou serviços de prevenção nos igarapés do Franco, do Passarinho, do Quarenta e da Cachoeirinha, com intuito de minimizar os impactos provocados pelas chuvas do inverno amazônico. O secretário municipal de limpeza urbana, Sabá Reis, destacou que o lixo chega ao local com cooperação da população, além disso, o público “precisa entender que fazendo a sua parte, vamos fazer dessa cidade um local melhor para se viver”, apontou.
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realiza, todos os dias, trabalhos de desassoreamento, capina, retirada de troncos, carcaças de geladeiras e outros objetos que possam obstruir os córregos. Durante a limpeza, os resíduos que mais se retiram dos os igarapés são sacos plásticos e garrafas pet.
“Esses objetos não vão parar nos igarapés sozinho. A população precisa entender que fazendo a sua parte, vamos conseguir nossos objetivos, de fazer dessa cidade um local melhor para se viver”, disse o secretário Sabá Reis.
O programa Coleta Agendada, foi criado para evitar que esses problemas aconteçam. Ele é responsável por recolher objetos de grande porte que serão descartados e funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação.
Para utilizar o serviço, a população pode acessar o WhatsApp, pelo número (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre 8h e 16h, de segunda a sexta-feira, e informar quais os objetos serão recolhidos, enviando fotos, endereço da retirada, telefone para contato e nome da pessoa que vai acompanhar a equipe.
Pontos de Entrega Voluntária
Além disso, a prefeitura também conta com 40 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos principais supermercados da cidade, para o recolhimento do lixo reciclável. Nesse caso, os resíduos são descartados para ser fonte de renda para quem precisa.