Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governo do Amazonas prevê doação de maquinário para incentivo de fabricação de vassouras

Foto: Divulgação

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O Governo do Amazonas está incentivando a fabricação de vassouras no estado através de um edital aberto pelo desde o mês de maio, que credencia produtores e organizações rurais interessados em adquirir o maquinário de produção, por meio de doação onerosa. Além disso, as ações de fortalecimento do setor envolvem o pagamento da subvenção para extrativistas e são coordenadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

O incentivo é resultado do pagamento da subvenção da fibra e o edital prevê a doação de 100 máquinas para extrativistas fabricarem vassoura.

Foto: Divulgação

A proposta valoriza a piaçava, fibra vegetal encontrada em municípios na região do Alto Rio Negro, desse modo, o Governo amplia as possibilidades de geração de emprego e renda para produtores do interior.

De acordo com a gerente de comercialização de produtos da ADS, Eliane Ramos, o incentivo é fundamental para manutenção e desenvolvimento da atividade no interior.

“É fundamental porque essas máquinas não precisam de energia elétrica, então podem ficar em qualquer município, em ramais, sítios, onde o produtor não precisa sair do seu local para fazer essa produção da vassoura. Ele vai ficar no seu local colhendo a piaçava ou cipó titica, que são essas duas fibras vegetais que essa máquina trabalha. Isso também contribui para que essa produção seja maior e gere renda para esse extrativista”, disse Ramos.

O edital pode ser acessado no site da ADS no linl: www.ads.am.gov.br.

Relato de um empresário

As máquinas para fabricação de vassouras são produzidas em Manaus. Além disso, são Patenteadas pela fábrica Amazon Limpa. Os equipamentos fazem a junção das fibras (piaçava ou cipó titica) e são considerados instrumentos de fácil manuseio para quem deseja os empresários.

Conforme o presidente da Cooperativa dos Piaçabeiros do Alto e Médio Rio Negro (Coopiacamarin), Séder Helio, a aquisição de 28 máquinas poderá expandir as atividades na cooperativa e ver o produto final, no caso a vassoura, pronto para a venda. Além disso, a iniciativa valoriza a matéria-prima que é encontrada em poucas regiões do Brasil.

“Hoje a piaçava está sendo valorizada. Era uma vergonha antigamente a gente vender só o produto e não valorizar a nossa matéria-prima, que só tem no rio Negro e em Santa Isabel do Rio Negro. Então é uma matéria-prima que só tem aqui e na Bahia. A vassoura hoje, sendo valorizada no nosso município, tenho certeza que vai dar certo e gerar bastante emprego”, relatou Helio.

Foto: Divulgação

Sobre aa ações do Governo

O Governo do Estado realizou o pagamento inédito de R$ 486 mil em subvenção da piaçava a extrativistas da região do Rio Negro, beneficiando 161 trabalhadores em fevereiro d 2022, do municípios Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas

É válido dizer que além do valor pelo qual o produtor de piaçava comercializa seu produto no mercado, ele recebeu, a subvenção equivalente a R$ 0,50 por quilo do produto vendido, em cumprimento ao Decreto Governamental nº 43.852, de 11 de maio de 2021. Somente neste ano, o volume comercializado foi de 972 mil quilos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.