Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ipespe: Lula cresce para 46%, Bolsonaro estaciona em 35%; Ciro e Tebet caem

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

A pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Ipespe apontou crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista saiu de 45% para 46% em relação ao último levantamento contratado pela empresa Abrapel. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pontuou os mesmos 35% da última pesquisa, a oito dias do primeiro turno das eleições de 2022.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) registraram queda nas intenções de voto. O pedetista caiu de 7% para 6%, enquanto a política do Mato Grosso do Sul caiu de 5% para 4%. Os outros candidatos citados pelos entrevistados foram o empresário Felipe D’Ávila (Novo), a senadora Soraya Thronicke (União), a cientista política Vera Lúcia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael, que consta na urna como Constituinte Eymael (DC), o ativista Léo Péricles (UP) e a economista Sofia Manzano (PCB). Nenhum chegou a 1% das intenções de voto.

O candidato do PTB, Padre Kelmon, não foi citado por nenhum dos entrevistados.

Brancos e nulos cresceram de 3% para 5% dos entrevistados, enquanto o número de indecisos passou de 2% para 4%.

Espontânea e segundo turno

O ex-presidente também cresceu no voto espontâneo, quando o entrevistado fala o nome do candidato sem uma lista pré-definida. No novo levantamento do Ipespe, Lula cresceu um ponto e agora possui 42% das intenções de voto espontâneo.

O presidente Jair Bolsonaro pontuou 34%, mesmo percentual da última pesquisa eleitoral. Ciro Gomes manteve 5% de voto espontâneo, enquanto Simone Tebet caiu um ponto para 2%. Brancos e nulos mantiveram-se em 4% dos entrevistados. Os que não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa espontânea subiram um ponto, chegando a 13%.

No cenário testado para o segundo turno entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, o petista cresceu um ponto. No novo cenário, Lula teria 54% contra 38% de Bolsonaro.

A pesquisa ouviu 1.100 pessoas de 16 anos ou mais em todas as regiões do país, de 21 a 23 de setembro de 2022. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01897/2022 e possui margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.