*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
Além de assuntos como saúde, segurança, educação, o debate sobre a inclusão de grupos minorizados como a população LGBTI+ vem ganhando destaque nas últimas eleições. Dos oito candidatos ao governo do Amazonas para as eleições de 2022, apenas quatro candidatos mencionam políticas públicas voltadas para a população LGBTI+, são eles Carol Braz (PDT), Wilson Lima (União Brasil), Israel Tuyuka (Psol) e Amazonino Mendes (Cidadania).
As propostas apresentadas pelos três candidatos vão desde aperfeiçoamento e fortalecimento de rede proteção dessa população, prevenção do bullying, acolhimento, moradia, capacitação e treinamento para o mercado de trabalho.
A candidata Carol Braz propõe no âmbito da segurança, a criação de delegacias especializadas nos municípios acima de 30 mil habitantes para vítimas LGBT, para proporcionar ações imediatas de segurança.
O governador Wilson Lima propõe em seu plano de governo o aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de proteção da população LGBTQIA+, com o objetivo de fortalecer e expandir as políticas voltadas à prevenção e enfrentamento da violência contra essa população.
Amazonino Mendes segue a mesma linha de Wilson Lima, onde propõe ações de prevenção e combate à violência contra a população LGBTQIA+.
Israel Tuyuka defende em seu plano de governo um diálogo com a população LGBTQIAPN+ para o controle e elaboração de políticas públicas estaduais; prevenir e enfrentar o bullying e a violência LGBTIfóbica e promover respeito e valorização da diversidade; acolhimento, moradia e inclusão social para pessoas trans expulsas de casa ou em situação de rua; ambulatórios trans; capacitação e treinamento das polícias e forças de segurança a respeito da diversidade sexual, entre outras medidas.
Os outro quatro candidatos não mencionam e não possuem nenhuma política pública relacionadas à diversidade sexual e de gênero em seus planos de governo. São eles Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos), Nair Blair (Agir) e Ricardo Nicolau (Solidariedade).
Leia mais:
Conheça os candidatos a vice-governador do Amazonas na eleição de 2022
Eleições 2022: veja quem são os candidatos a governador do Amazonas