Search
booked.net
Search
Close this search box.

Brasil registrou mais de 170 assassinatos de indígenas em 2021

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O relatório divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na quarta-feira (17), apontou que o Amazonas, Mato Grosso do Sul e Roraima foram os estados brasileiros que mais registraram assassinatos de indígenas, em 2021. Em todos os estados no país, foram 176 assassinatos de indígenas no ano.

De acordo com o relatório, durante todo o ano, 38 indígenas foram mortos violentamente no Amazonas, que se tornou o estado que mais teve mortes violentas de indígenas no ano. O segundo estado com mais registros foi Mato Grosso do Sul, com 35 assassinatos e, o terceiro, foi Roraima, com 32 casos.

Dos 38 casos registrados no Amazonas, 12 das vítimas foram mulheres e 26 foram homens.

O número de casos de violência contra os indígenas, em 2021, é o maior dos últimos 9 anos. A conclusão faz parte do relatório Conselho Indigenista Missionário (Cimi), apresentado na quarta-feira, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

O documento é resultado de uma apuração feita com as entidades e associações dos povos sobre a situação dos indígenas no Brasil, e mostra que, no ano passado, foram registrados 355 casos de violência contra os indígenas, entre assassinatos, abuso de poder, racismo e outros. Em 2020, foram 304 ocorrências.

Ao todo, são 281 páginas, divididas em cinco capítulos. O documento, chamado de relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”, foi lançado no formato online e reuniu, além de lideranças indígenas, representantes da CNBB.

Segundo a publicação, a violência e violações contra os povos indígenas foi acentuada em 2021. Aumentaram as invasões aos territórios e ataques a lideranças, além das ofensivas institucionais contra direitos constitucionais.

Confira o relatório: https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2022/08/relatorio-violencia-povos-indigenas-2021-cimi.pdf

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.