*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal André Janones, até então candidato do Avante à Presidência da República, desistiu oficialmente da candidatura nesta quinta-feira (4) e decidiu apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de antecipar a desistência, Janones afirmou que quer que seu partido se coligue formalmente com a chapa presidencial encabeçada pelo PT.
Em vídeo publicado por meio das redes sociais, Janones publicou um vídeo ao lado de Lula onde confirma sua desistência e o apoio à candidatura do ex-presidente. Nos últimos dias, o agora ex-candidato do Avante afirmou que as duas principais condições que colocaria para o ex-presidente em troca do apoio eram o Auxílio Brasil permanente de R$ 600 e mais investimentos no SUS para tratamento da saúde mental.
“Nesse momento a gente retira e unifica a candidatura presidencial do deputado André Janones. A partir desse momento ela está unificada e ela passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, declarou Janones.
A aliança nacional de Lula agora tem os partidos PT, PSB, Solidariedade, Psol, PC do B, PV, Rede e Avante. O Agir, que não possui representação no Congresso também está entrando no grupo. Já o apoio do partido Pros ao ex-presidente, depende de uma disputa judicial.
Após o anúncio de Janones, Lula utilizou o Twitter para dizer que com o apoio do deputado juntou-se “a fome com vontade de comer”. Em resposta a publicação, Janones disse que juntos vão “construir um Brasil justo, livre de ameaças golpistas”.
Com o apoio do @AndreJanonesAdv e do @somosavante70 juntamos a fome com a vontade de comer. Infelizmente a fome não saiu da pauta no Brasil. Ao contrário. Hoje temos gente de classe média usando cartão de crédito para ter o que comer.
— Lula (@LulaOficial) August 4, 2022