*Da Redação Dia a Dia Notícia
No mês de maio em comparativo com abril, a região Norte apresentou um crescimento de 1,4% no consumo das classes C e D. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Realizado mensalmente, o levantamento busca traçar o perfil do consumidor das classes que possuem menor poder aquisitivo e detectou um crescimento de 2% no volume de gastos no Brasil nesse período.
Este crescimento se deve principalmente pelas compras para o Dia das Mães, impulsionada pelo setor de Lojas de Roupas (14%). Com exceção do Nordeste, onde o consumo caiu em 2,4%, as demais regiões mostraram alta. A região Sudeste, obteve uma recuperação de 3,3%, seguido do Sul com 1,5% e Centro-Oeste com 0,1%.
Média do País
No cenário nacional, a pesquisa aponta que o resultado foi impulsionado pelo comércio nas lojas de roupas. Esse setor teve um incremento de 14% em decorrência das compras em comemoração ao Dia das Mães.
Os setores que mostraram altas mais significativas no consumo foram: Lojas de Roupas (14%), Transporte (7%), Automóveis e Veículos (6%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Combustíveis (5%) e Drogarias e Farmácias (5%). Já os setores que mostraram recuo foram: Rede Online (-3%), Companhias Aéreas (-2%), Diversão e Entretenimento (-2%) e Hotéis e Motéis (-1%).
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que a alta no consumo destas classes sociais, mesmo que pequena, mostra que a economia no varejo está se recuperando aos poucos.
“O dado também foi impactado pelas compras no Dia das Mães, que geralmente traz um aquecimento ao comércio varejista. Mas percebemos que mesmo os setores que não têm correlação com o Dia das Mães mostraram alguma recuperação”, afirma a executiva, que aponta como exemplo os setores de Transportes, Automóveis e Veículos e Prestadores de Serviços.
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo o com Supermercado (36,9%). Em segundo lugar estão Restaurantes (13%), Lojas de Artigos Diversos (10,3%) e Combustível (7,7%). Outro dado da pesquisa da Superdigital mostra que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o mesmo percentual de abril.
Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores Lojas de Roupas (11%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Serviços (4%), Automóveis e Veículos (4%) e Combustíveis (3%). Contudo, caiu o ticket médio de Companhias Aéreas (-30%), Rede Online (-4%), Supermercado (-3%) e Restaurantes (-2%).