*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no levantamento do Instituto de Pesquisas Iveritas. Lula atinge 49,9% das intenções de voto ante 34,8% do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), representando uma vantagem de 15,1 pontos percentuais para o petista. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar com 5% das intenções de voto, à frente da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).
Na época em que foi feita a pesquisa, Doria ainda não havia desistido de concorrer à presidência da República. O tucano disputava com Simone Tebet a posição de “candidato de consenso” da união entre os partidos MDB, PSDB e Cidadania.
A diferença entre os dois aumentou em relação a outro levantamento que mostrava Lula quase onze pontos à frente de Bolsonaro.
Rejeição
O atual presidente da República é o mais rejeitado entre os nomes apresentados pela pesquisa. Bolsonaro lidera a categoria com 43,5% de rejeição, seguido por Lula com 32,5%. Ciro Gomes pontua 6,1% na rejeição do eleitorado, à frente de João Doria com 6% e Simone Tebet com 3%.
O Instituto Iveritas ouviu 5.906 pessoas em Manaus e mais 12 municípios da região metropolitana e do interior do Amazonas entre os dias 25 de abril e 05 de maio. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08931/2022, possui grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 1% para mais ou para menos, de acordo com os dados populacionais.