Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2022: Lula fica quase onze pontos à frente de Bolsonaro e terceira via não empolga no Amazonas

Na cidade de Manaus, onde Bolsonaro venceu em 2018, Lula volta a liderar as intenções de voto, principalmente nos bairros mais pobres
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu uma diferença de quase onze pontos em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado do Amazonas. É o que aponta um levantamento feito pelo Direto ao Ponto Pesquisas. Segundo os dados, Lula tem 45,8% das intenções de voto frente a 35,2% de Bolsonaro. Os candidatos da terceira via no levantamento, o ex-deputado Ciro Gomes (PDT) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), não chegam a 11% das intenções de voto.

Segundo os dados do Direto do Ponto, Ciro tem a preferência de 6,1% do eleitorado, enquanto Doria amarga apenas 4,5%. Os que pretendem votar branco ou nulo no pleito de outubro somam 5,9% dos entrevistados. Já os que não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa somam 2,5%.

O ex-governador tucano ainda aparece na pesquisa por ter desistido de concorrer à presidência depois do registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Doria saiu da corrida eleitoral nos últimos dias, abrindo caminho para a senadora Simone Tebet (MDB-MS) se consolidar como candidata de consenso dos partidos de centro.

Bolsonaro na ‘Marcha para Jesus’, Lula com indígenas: presidenciáveis visitam o Amazonas entre maio e junho
Pesquisa Ipespe mostra estabilidade de Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes no pódio de candidatos à Presidência

Mudança de paradigma

A pesquisa aponta que, nos últimos seis meses, Bolsonaro caiu cinco pontos enquanto Lula cresceu 12 pontos entre os eleitores amazonenses. No último levantamento do mesmo instituto, ainda em 2021, o atual presidente liderava com 40% das intenções de voto, à frente do ex-presidente Lula, que pontuava 33,2%.

Foto: Reprodução/Direto ao Ponto Pesquisas

No quesito potencial de voto, a pesquisa aponta Lula como líder no primeiro turno com mais da metade dos votos. 42,7% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza no petista, 13,8% dizem que poderiam votar e 41,4% não votariam em Lula de jeito denhum. Com os números dos que poderão votar nele, Lula é capaz de chegar a 56,5% dos votos no Amazonas.

Já o presidente Bolsonaro possui 30,6% de eleitores convictos, 13,1% de possíveis eleitores e uma rejeição de 53,3% dos entrevistados pela pesquisa. Na soma dos que votam com certeza e dos que poderiam votar, o atual chefe do executivo conseguiria 43,7%.

Na terceira via, 4,3% dos entrevistados afirmam que votariam com certeza em Ciro Gomes, 21% dizem que poderiam votar e 51,5% não votariam de jeito nenhum. Já o ex-governador João Doria tem a preferência de apenas 3,2% do eleitorado, enquanto 12,1% talvez votassem nele. O tucano amarga a maior rejeição do levantamento: 54,2% não votariam em Doria.

Foto: Reprodução/Direto ao Ponto Pesquisas

A pesquisa também apontou a queda de Bolsonaro em Manaus. Os ataques à Zona Franca por meio de decretos idealizados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e avalizados pelo presidente da República afetaram duramente sua popularidade. A capital amazonense foi considerada uma das cidades mais bolsonaristas em 2018, mas perdeu esse posto para a cidade de Manacapuru, onde o presidente ainda conta com bastante apoio.

No maior colégio eleitoral do Amazonas, segundo os dados, Bolsonaro lidera apenas na zona Centro-Sul, onde estão alguns dos bairros mais ricos da cidade:

  • Adrianópolis;
  • Flores;
  • Nossa Senhora das Graças;
  • e Parque Dez.

Nas outras zonas da cidade, a liderança é do ex-presidente Lula, especialmente nos bairros da zona Norte, onde se concentra boa parte da população mais pobre:

  • Cidade de Deus;
  • Cidade Nova;
  • Colônia Terra Nova;
  • Lagoa Azul;
  • Monte das Oliveiras;
  • Nova Cidade;
  • Novo Aleixo;
  • Novo Israel;
  • e Santa Etelvina.

Dados

O Direto ao Ponto Pesquisas ouviu 1.530 pessoas entre os dias 09 e 12 de maio. O instituto entrevistou eleitores de 16 anos ou mais na capital Manaus e nos municípios de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-05051/2022, possui grau de confiabilidade de 95,5% e margem de erro de 2,55% para mais ou para menos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.