A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), irá realizar de 10 a 20/2, a exposição “Amazônia Viva”, do artista plástico Amarildo Valle, no Shopping Ponta Negra.
A mostra tem por objetivo enaltecer a beleza amazônica, incluindo a presença de artigos confeccionados à mão que vão desde arara e preguiça até os beiradões e ribeirinhos. A proposta é exibir para o público toda a riqueza existente na região para ser ainda mais reconhecida.
De acordo com o diretor de Economia Solidária e Criativa (Desc) da Semtepi, Sidnei Nunes, o intuito da secretaria é valorizar e fomentar o trabalho de artistas e artesãos da região, divulgando e gerando oportunidade de renda para essa categoria.
“A exposição Amazônia Viva tem o intuito de divulgar a arte amazonense, abordando a cultura regional, os produtos, a fauna e a floresta. A ideia é explorar e valorizar o trabalho daqueles que carregam não só a arte, mas a história do nosso povo. Queremos convidar o público para conhecer e prestigiar o trabalho impecável do artista Amarildo Valle, a partir desta quinta-feira, no Shopping Ponta Negra”, salientou.
A “Amazônia Viva” estará situada no piso L2 do Shopping, próximo à loja Vivara, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingo das 14h às 21h.
Artista
Com mais de 35 anos de experiência, Amarildo Valle irá expor 30 telas, todas retratando a flora, fauna e o cotidiano do caboclo amazônida. Além do trabalho com pintura em tela, o artista também confecciona escultura em madeira e cimento.
“Tenho obras mostrando a beleza dos animais, como arara e preguiça, até os beiradões e os ribeirinhos. A arte sempre esteve presente na minha vida e é um grande prazer poder ressaltar e mostrar para as pessoas toda a beleza amazônica. Essa é minha grande inspiração em todos os trabalhos”, ressalta.
O evento contará com as devidas medidas protetivas em combate à Covid-19 e demais variantes, a partir das recomendações sanitárias como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.