*Da Redação Dia a Dia Notícia
O atendimento presencial da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e dos consulados norte-americanos no Brasil foi suspenso nesta sexta-feira, 02, por questões de segurança. A Embaixada da Austrália também informou que permanecerá fechada nesta sexta-feira. A decisão dos Estados Unidos foi anunciada na quinta-feira, 1º, mas o governo norte-americano não informou quais ameaças motivaram a medida. Também não foram detalhados os serviços consulares afetados pela suspensão.
Ainda não foi esclarecido se a emissão de vistos e passaportes seguirá normalmente. Cidadãos norte-americanos que precisarem de atendimento emergencial foram orientados a não comparecer às instalações diplomáticas e a procurar o oficial de plantão.
Segundo um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, a medida segue uma orientação do governo de Donald Trump para priorizar a segurança e a proteção dos cidadãos norte-americanos. O representante afirmou que as embaixadas e consulados utilizam um sistema de mensagens para alertar cidadãos sobre ameaças, eventos e mudanças relevantes no Brasil, mas não informou se o sistema foi acionado.
O porta-voz também afirmou que autoridades dos Estados Unidos estão trabalhando em conjunto com representantes brasileiros para tratar das questões de segurança.
Uma fonte do governo norte-americano mencionou ao jornalista Ricardo Abreu, da TV Globo, uma ameaça de bomba, mas não esclareceu se o possível alvo seria a própria Embaixada dos EUA ou outro local em Brasília.
Os funcionários da representação norte-americana devem trabalhar de casa nesta sexta-feira, 02.
