Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (03/02) pelo Instituto Diário de Pesquisa (IDP) apontou que o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) lidera as intenções de voto para ocupar a cadeira do Senado Federal que hoje pertence a Omar Aziz (PSD). Segundo a pesquisa, o tucano possui 30,1% das intenções de voto contra 20,3% de Omar, que tentará a reeleição no pleito de outubro deste ano.
O ex-superintendente da Suframa Coronel Alfredo Menezes (Patriota), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Amazonas, aparece em terceiro lugar com 14,8% das intenções de voto, seguido pelo ex-vereador Chico Preto (DC) com 14,1%.
O levantamento do IDP também aponta que Omar Aziz deve enfrentar uma forte rejeição nas eleições de 2022. Segundo o instituto, o senador é rejeitado por 32,2% dos entrevistados, os quais dizem que não votariam no parlamentar de jeito nenhum.
Outros dados da pesquisa mostram que 4,7% dos eleitores deve votar em branco ou nulo para a vaga do Senado Federal. Cerca de 3,2% não sabem em quem vão votar e 12,9% afirmaram que não votarão em nenhum dos nomes apresentados.
A pesquisa feita pelo IDP ouviu 1,8 mil eleitores em Manaus e em municípios do interior do Amazonas entre os dias 20 e 28 de janeiro de 2022. A pesquisa foi registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 28 de janeiro sob o número de identificação AM-03979/2022.