*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Apesar do avanço na vacinação em Manaus, cerca de 160.323 mil pessoas ainda não tomaram nenhuma dose das vacinas que combatem a pandemia de Covid-19, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgados na manhã desta terça-feira (30).
O número assustador é preocupante, tendo em vista uma nova variante do vírus, a Ômicron (B.1.1.529), que está se espalhando rapidamente pelo mundo. No Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já falou várias vezes sobre a importância da dose de reforço, do esquema vacinal completo e da continuação do uso de máscara e distanciamento social.
“Gostaria de tranquilizar todos os brasileiros porque cuidados com essa variante são os mesmos cuidados com as outras variantes. A principal arma que nós temos para enfrentar essa situação é a nossa campanha de imunização”, destacou o ministro, em uma live nas redes sociais.
Entretanto, as pessoas que não tomaram nenhuma das doses da vacina são as mais vulneráveis, e por conta disso, podem ser um espaço de contato entre os vacinados e a nova variante.
De acordo com dados disponíveis no Vacinômetro da Prefeitura de Manaus, 91,08 % da população vacinável (pessoas com mais de 18 anos e dos grupos beneficiados) já foi imunizada com, pelo menos, a primeira dose da vacina. Enquanto 60,23 % da população geral está com o esquema vacinal completo. Por outro lado, de acordo com a Semsa, 325.323 pessoas não retornaram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose.
Diariamente, a Prefeitura de Manaus oferta cerca de 50 pontos de vacinação espalhados por todas as zonas da cidade.
A Prefeitura de Manaus orienta que a população de Manaus mantenha o uso de máscaras, de álcool em gel e observe o distanciamento social, em razão do “inverno amazônico”, período no qual aumenta a ocorrência de chuvas na cidade e a incidência de casos de síndromes respiratórias.