*Da Redação Dia a Dia Notícia
Políticos do Amazonas, principalmente os que pretendem disputar o Governo do Estado nas eleições de 2022, já deram início às articulações visando o fortalecimento partidário para o próximo pleito. Wilson Lima, atual governador do Estado do Amazonas, já possui alianças bem claras, com o objetivo da reeleição para o próximo ano.
O governador tem conseguido atrair diversos aliados, até o momento já conta com oito partidos, sendo eles PRTB, PRB, Pros, Podemos, PMN, PL, PP e PSC, ao qual é presidente regional.
Na semana passada, Wilson Lima finalizou a tomada do PMN, que estava com Orsine Júnior, ex-aliado de Amazonino Mendes.
Em julho passado, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas, os vereadores Amom Mandel e Professora Jacqueline anunciaram a saída do Podemos. Wilker Barreto e Dermilson Chagas perderam a direção do Podemos para o grupo aliado ao governador Wilson. Agora, o Podemos pertence a base aliada do governo estadual.
O governador também fez mudanças no seu secretariado na semana passada e vem intensificando cada vez mais suas visitas ao interior do Estado. Segundo seus aliados, as viagens ao interior mostram que ele guardou boa musculatura nos municípios, mas que precisará redobrar as atenções com a capital que por muito pouco não lhe deu a eleição no primeiro turno das eleições de 2018, contra Amazonino Mendes.
Fortalecimento
Wilson Lima também tem estreitado laços com partidos considerados fortes, como o Avante, do prefeito de Manaus, David Almeida e e o PL do ex-senador Alfredo Nascimento. Se confirmado o alinhamento com David Almeida, o governador pode ganhar ainda o PSB e o PMB para sua base, somando 11 siglas.