Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilker cobra explicações do governo sobre contratação de OS investigada por corrupção no RJ para atuar na saúde do AM

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) cobrou nesta terça-feira, 12, em Sessão Ordinária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), explicações do Governo do Estado sobre a contratação da Organização Social (OS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), envolvida em suposto esquema de corrupção no Rio de Janeiro, para atuar em contratos de gestão na saúde do Amazonas. Além disso, o parlamentar questionou a habilitação da OS pelo Executivo, dezesseis dias depois do governo negar a autorização no Diário Oficial do Estado.

 

De acordo com a publicação no DOE, o governador Wilson Lima assinou, no último dia 29 de abril, a autorização para o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) para oferecer serviços de saúde no Amazonas. Porém, no dia 13 de abril, o próprio Executivo rejeitou a oferta da OS, juntamente com outras três organizações.

 

“É assombroso como este governo brinca com o povo amazonense. Habilitaram uma Organização Social envolvida em desvio de R$ 836 milhões no Rio de Janeiro para cuidar da saúde no Estado. Pior, o governo desqualificou o Iabas no dia 13 de abril, mas habilitaram de novo no dia 29 de abril. Tudo na calada e isso é muito grave e perigoso”, alertou Barreto.

 

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde está sendo investigado como suspeita de receber quase R$ 836 milhões do Governo do Rio de Janeiro em contratos emergenciais, com dispensa de licitação, para o combate da Covid-19.

 

Quatro pessoas foram presas por suspeita de terem obtido vantagens em compras emergenciais para pacientes de Covid-19 no Estado, entre elas, está o ex-secretário de Saúde do RJ, Gabriel Neves, responsável pela montagem de hospitais de campanha feitas pela Organização Social.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.