Um aumento na atividade sísmica ao redor do vulcão de Teneguia, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado na costa da África, indica que pode haver uma erupção nos próximos dias ou semanas, de acordo com o governo do país.
O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha La Palma, onde está o vulcão, e colocou o local em alerta amarelo, o segundo mais grave.
Actualización actividad volcánica La Palma. El IGN @IGNSpain @IGN_Sismologia ha generado esta imagen de la deformación del suelo. Se ha elevado 6cm en algunas zonas del Suroeste de la isla. Este proceso ya se vivió en El Hierro. Es normal en un proceso de reactivación volcánica. pic.twitter.com/hKr0rShtpG
— Volcanes de Canarias (@VolcansCanarias) September 15, 2021
Pesquisadores afirmam que a erupção poderia provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, principalmente nos litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Contudo, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, Carlos Teixeira, afirma que não há motivo para preocupação no momento.
“Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”, afirmou Carlos.
Segundo o site Metsul, a região de La Palma enfrenta um aumento significativo nos movimentos sísmicos desde sábado, “acompanhando a tendência de alta desde 2017 e ganhou maior força desde 2020”.
*Com informações de G1 e Uol