*Da Redação Dia a Dia Notícia
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter o comparecimento às urnas utilizado como prova de vida. Por meio do cruzamento de dados com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o registro da votação pode ser usado automaticamente para confirmar que o beneficiário está vivo, sem a necessidade de deslocamento ou atendimento presencial.
O modelo adotado pelo INSS transfere para o próprio órgão a responsabilidade de verificar a situação dos segurados a partir do cruzamento de informações mantidas por diferentes órgãos públicos.
Com a integração dos sistemas, quando o beneficiário participa de uma eleição, o registro oficial processado pelo TSE pode ser compartilhado com a base da Previdência Social e utilizado na comprovação de vida.
Outros serviços também podem ser considerados
Além do voto, outros atos e serviços realizados pelos cidadãos perante órgãos do governo federal também podem ser utilizados na checagem automática. Dessa forma, o beneficiário não precisa realizar uma ação específica sempre que houver movimentação registrada nas bases públicas integradas ao sistema.
A convocação para que o aposentado ou pensionista faça a prova de vida de maneira ativa ocorre apenas em último caso. Isso pode acontecer quando o INSS não identifica movimentações nas bases públicas durante o período de verificação ou quando há inconsistências no compartilhamento das informações.
O instituto também reforça o alerta sobre possíveis tentativas de fraude. Segundo a orientação apresentada, o INSS não entra em contato com beneficiários por WhatsApp, SMS ou e-mail para solicitar dados pessoais ou exigir a realização imediata da prova de vida.
Para consultar com segurança a situação do benefício, os segurados devem utilizar os canais oficiais, como a Central 135 e a plataforma Meu INSS, disponível por aplicativo e navegador.
