Search
booked.net

Volta às aulas: orientação de lancheira saudável

A alimentação é fator chave para o desenvolvimento da criança, e uma alimentação inadequada na infância e adolescência, além de comprometer o estado nutricional, podem levar ao risco imediato ou de longo prazo de desenvolvimento de doenças crônicas como: hipertensão, doença arterial coronariana, dislipidemias, a obesidade, o diabetes e a osteoporose.

Segue algumas dicas para os  lanches trazidos de casa pelas crianças:

Os lanches devem ser compostos por alimentos saudáveis e que não necessitem de refrigeração, para evitar que estraguem. Esse cuidado evita que a criança fique doente por contaminação do lanche.

Evite enviar doces, guloseimas, salgadinhos de pacote, frituras, refrigerantes e sucos industrializados.

Sugestões para lanches das crianças:

  • Cupcakes ou bolos de frutas naturais e caseiros.
  • Acrescente um suco de fruta natural ou de polpa, água de coco natural.
  • Frutas da época ou em geral.
  • Sanduichinho natural;
  • Biscoitinhos saudáveis a base de coco, feito c/ farinhas de biomassa de banana, ou de aveia entre outras ricas em fibras.
  • Barrinhas de cereais com frutas ou mix de castanhas.
  • Ovos Cozidos ou omeletes de forno, salgados saudáveis c/ base de mandioca e assado de forno.Aumente e varie o consumo de verduras, legumes e frutas, ofereça-os em pelo menos cinco porções diárias.

Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo.

Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados, prefira alimentos assados, grelhados sem óleo e cozidos.

Estimule seu filho para que seja ativo.

Saia para caminhar com ele leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, fazer algum tipo de esporte.

Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.

Dra: Anny Melo. Nutricionista

CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM.
Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínico e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM.
Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação médica brasileira de prática ortomolecular.
Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no trato gastrointestinal com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.