*Da Redação Dia a Dia Notícia
A faixa superior do Complexo Viário Professora Isabel Victória, mais conhecido como Viaduto do Manoa, foi novamente interditada para reparos. Desta vez, a faixa fechada é no sentido Centro-bairro. Segundo a Prefeitura de Manaus, a manutenção não terá custos aos cofres públicos por contar em garantia de contrato com as empresas JNasser Engenharia e Construtora Soma, fechados por meio de licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
“A prefeitura não investirá um centavo a mais no viaduto do Manoa. Todas as obras, desde a inauguração, em 2020, são custeadas pelo consórcio vencedor e executor do serviço, sem ônus para o erário público, uma vez que os reparos estão dentro da vigência da garantia de cinco anos”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.
Desde a inauguração em 31 de dezembro de 2020 nos minutos finais da gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, o complexo já sofreu diversas interdições. Em meados de fevereiro deste aano, a via no sentido bairro-Centro passou por manutenção. Nesta quinta-feira (9/3), o problema ocorreu no outro lado do viaduto.
Viaduto do Manoa será novamente interditado para reformas em abril, diz prefeitura
Viaduto do Manoa fica com todas as faixas interditadas a partir desta quarta-feira (15) em Manaus
Viaduto do Manoa terá uma pista interditada neste fim de semana em Manaus
O complexo viário foi projetado e entregue na gestão de Arthur Neto, mas interditado para adequações em 1º de janeiro de 2021, já durante a gestão de David Almeida (Avante), após a nova gestão constatar irregularidades na estrutura física do viaduto. Em laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), uma série de falhas de infraestrutura são apontadas na obra do viaduto e o consórcio, formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda. e Construtora Soma Ltda., que são as responsáveis pela obra.
As empresas são acionadas para realizar as devidas adequações a cada inconformidade encontrada pela atual gestão. Nesta quinta-feira, as equipes retiram toda a parte danificada no trecho, para ser preenchida com o novo concreto.
A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é que o complexo viário seja entregue com qualidade e segurança na trafegabilidade. O viaduto será liberado para o tráfego na próxima terça-feira (14/3), a depender secagem do concreto.