Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vereadores criticam Prefeitura de Manaus por situação de aterro sanitário municipal

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Os vereadores Lissandro Breval (Avante) e Rosivaldo Cordovil (PSDB) alertaram sobre os problemas do aterro sanitário municipal durante o grande expediente na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (20.) Breval utilizou seu tempo para criticar a prefeitura que, mesmo ciente da gravidade da situação e das recomendações de órgãos ambientais, não atuou no sentido de planejar um novo espaço ou discutir os próximos passos com relação ao depósito e descarte do lixo na capital amazonense.

“Há quem diga que esse problema não é de agora. Se passaram três anos, sabiam da situação crítica do aterro e nada foi feito. Posso falar com propriedade porque li o plano de governo do atual prefeito e lá consta a seriedade do momento crítico do aterro. Três anos se passaram e não houve qualquer movimentação para resolver isso”, cobrou Breval.

Ainda de acordo com o parlamentar, ainda em setembro de 2023, informações sobre as tratativas e direcionamento da questão foram solicitadas por ele, porém nenhuma resposta foi enviada pela atual gestão.

“Tivemos até uma reunião aqui na Câmara Municipal com secretários. Ano passado fomos surpreendidos por essa decisão judicial com data limite de funcionamento. Está na hora de trabalhar, já são três anos sem sequer um plano B ser apresentado”, concluiu.

Já Rosivaldo afirmou que o lixo que vai para o esgoto, para o igarapé, prejudica o meio ambiente, as nascentes e os mananciais da cidade, e que é preciso uma solução urgente para o problema.

Contudo, o vereador elogiou as ações sociais realizadas em parceria com institutos, igrejas e outros tipos de entidades, que visam conscientizar e limpar a cidade de Manaus, mas disse que é necessário mais divulgação e mais campanhas de conscientização nas comunidades, principalmente. Ele também cobrou da Prefeitura de Manaus que amplie as campanhas de compensação ambiental.

“A situação do aterro sanitário é grave e precisa ser resolvida o quanto antes. Não podemos deixar que o lixo continue sendo despejado de forma inadequada e que o chorume contamine o Rio Negro, como já foi apontado por um laudo do Ipaam. Temos que preservar o meio ambiente e a saúde da população”, disse o vereador.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.