*Da Redação do Dia a Dia Notícia
As vendas do remédio hipnótico para insônia Zolpidem subiram exponencialmente no Brasil entre os anos de 2017 até 2020. O número cresceu 121,5%, com cerca de 23,4 milhões de caixas vendidas no período. Para os especialistas, o uso inadequado do produto causa dependência, especialmente entre os jovens, que são os maiores consumidores da medicação.
O número de recipientes contendo os medicamentos pulou de 10,5 milhões para mais de 23 milhões em somente três anos. Na visão dos técnicos de saúde, o Zolpidem não é o problema, mas sim o uso inadequado. Isso pode causar um o quadro de dependência e o desejo de utilização dos comprimidos para fins recreativos, prática muitas vezes disseminada entre a juventude.
Hospitais e consultórios também tem alertado os riscos graves do consumo errado do remédio. Diversos jovem já relataram péssimas experiências durante a noite, que não foram descobertas no dia seguinte. Confira algumas falas nas redes sociais:
– “Mandei áudios no grupo do trabalho”, disse um jovem.
– “Esqueci como falar portugês”, afirmou outro usuário.
É válido dizer que em 2021, houve uma ligeira queda nas vendas do produto, mas isso ainda é ainda preocupante, pois o patamar de consumo se mantém elevado, terminando o ano com 19 milhões de embalagens comercializadas. No ano de 2022, de janeiro a junho, foram 10,6 milhões, uma nova tendência de subida.