Search
booked.net

Vazio existencial: sentimento de desmotivação?

A vida não tem sentido. Esse é o pensamento principal daqueles que experimentam a dolorida emoção de ‘viver por viver’, é uma espécie de desconexão com tudo que nos rodeia. É o que chamamos de vazio existencial – sentimento de desmotivação que faz com que as pessoas deixem de ver sentido em suas vidas.

Uma sensação dolorida de que o sentido da vida escureceu, onde ficou só sofrimento e uma experiência de desconexão com o mundo exterior. Em muitos casos, é experimentado por indivíduos que sofreram acontecimentos marcantes negativamente.

Até certo ponto, esta sensação acaba sendo perfeitamente natural, já que a tristeza costuma dar essa sensação de vazio. Apesar disso, se esta sensação está acontecendo com constância, e passar a se tornar frequente é importante ligar o alerta, pois pode se transformar numa depressão, que é uma doença séria e que precisa ser tratada com seus devidos cuidados.

Se for apenas um sentimento momentâneo, com o passar do tempo e o empenho da pessoa e ajuda dos amigos e família, é perfeitamente possível voltar a enxergar um significado positivo na própria existência e seguir em frente trilhando novos caminhos com sentido e direção.

Observe que quando o corpo sente fome, uma refeição pode ajudar. Em momentos de cansaço, o repouso dá conta do recado. Até mesmo os sentimentos quando doem podem ser acalantados com uma dose de afeto e boas conversas. E quando o que incomoda é um vazio que não se sabe de onde vem, mas que insiste em fazer morada dentro nós? O que fazer quando surge aquele sentimento ocupa um lugar imenso dentro do peito?

Essa impressão de que nos falta algo que não se sabe, e que na maioria das vezes nos pega desprevenidos. Uma tarde nebulosa em um domingo sem companhias, algumas horas longe das redes sociais ou mesmo a ausência de uma atividade que domine nossa atenção são algumas das ocasiões em que nos deparamos com o vazio existencial. Esses, no entanto, não são os únicos momentos em que esse sentimento nos acomete. Algumas pessoas conseguem percebê-lo mesmo estando em uma multidão. Um vazio que a sociedade alimenta através das suas mensagens relacionadas a valores individuais e satisfação imediata.

Muitas vezes, também são aqueles que navegam na busca do prazer com o único propósito de anestesiar o seu sofrimento. A diferença é que eles não percebem o vazio que experimentam.

Algumas pessoas começam a sentir esse vazio existencial sem qualquer motivo aparente, algumas têm uma carreira de sucesso, uma família equilibrada, bons amigos, um relacionamento estável e, até mesmo, uma boa condição financeira. Contudo mesmo que, visivelmente, tenham inúmeras razões para serem felizes, sentem-se incompletas. Trata-se de uma sensação de vazio na alma e de ausência de algo que nem elas mesmas sabem o que é.

Deixo aqui os principais sinais do vazio existencial:

  • Sentir-se só mesmo quando está na presença de outras pessoas;
  • Não encontrar motivos para comemorar nada;
  • Falta de disposição, ânimo e automotivação;
  • Achar que tudo é trabalhoso demais;
  • Ver apenas o lado negativo das coisas.

Caso tenha você se identifique com algum, saiba que, assim como sua mente entrou nesse estado de vazio, você tem absoluta capacidade para modificar isso e encontrar um novo propósito para a sua vida. A sua felicidade está em suas mãos!

Por: Samiza Soares

Terapeuta e Palestrante formada em psicanálise e hipnoterapia clínica verbal e não verbal pelo Instituto Lucas Naves, Omni Hypnosis Training Center e pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC).

Iniciei minha trajetória há mais de 6 anos nas áreas de psicanalise, terapia de desenvolvimento pessoal, comportamental, humano e profissional com protocolo de atendimento para executivos de alta performance. Desenvolvo abordagem com ferramentas de Hipnose Clínica, entre outros com formações nacionais e internacionais. Atuo em alguns países  e cidades como, São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos e Portugal com atendimentos online e presenciais.

As sessões de terapia são de forma individuais e com casais, atendendo em consultório particular, plantão terapêutico emergencial, além de atendimento domiciliar e atendimento on-line.

Instagram: @samiza

WhatsApp: (92) 99237-1973

E-mail: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/samizasoaresterapeuta

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.