Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vazamento de aproximação com Braga e Omar afastou David Almeida de Wilson Lima

Arte: Dia a Dia Notícia

*Especial para o Dia a Dia Notícia

O afastamento prematuro entre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador Wilson Lima (União), desde o ano passado, teve muitos fatores, mas um dos principais foi o vazamento de uma suposta promessa feita pelo prefeito ao senador Eduardo Braga (MDB), rival político de Wilson, de que ele indicaria seu candidato a vice em 2024.

O rompimento se deu, pois havia um acordo prévio entre David Almeida e Wilson Lima firmado ainda nas eleições de 2022, quando o governador saiu vitorioso em sua reeleição justamente contra Eduardo Braga.

Na ocasião, David Almeida declarou apoio a Wilson e indicou Tadeu de Souza (Avante), seu chefe da Casa Civil, como vice da chapa vencedora. Em troca, Wilson Lima indicaria o vice de David Almeida em sua tentativa de reeleição. Contudo, a informação de que Almeida indicaria Jesus Alves (MDB), indicado de Braga para ocupar a Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), colocou uma pedra no acordo.

A informação foi divulgada pela jornalista Paula Litaiff na BandNews Difusora.

Outra pessoa de quem David Almeida se reaproximou foi o senador Omar Aziz (PSD), que embora tenha trânsito com todas as esferas do Poder Executivo, atualmente apoia a reeleição do prefeito de Manaus, enquanto Wilson Lima lançou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União).

Nas eleições de 2022, David declarou apoio à reeleição de Omar Aziz ao Senado Federal, rifando Coronel Menezes, então no Partido Liberal (PL), apoiado pela coligação de Wilson Lima. Ao longo do ano de 2023, o prefeito sempre fez questão de externar seu apoio a Aziz. Já na última semana, David Almeida nomeou duas pessoas próximas ao senador na estrutura da prefeitura: o advogado Paulo Radin, presidente municipal do Partido Social Democrático, na Secretaria Extraordinária; e Jender Lobato, ex-presidente do Boi Caprichoso e irmão do vereador Jander Lobato (PSD), na Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult). A indicação de Jender é fruto de uma articulação do deputado federal Saullo Vianna (União), aliado de Omar.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.