*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O novo informe epidemiológico semanal da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apresentou 3 novos casos da Mpox, conhecida como “varíola dos macacos”, nessa terça-feira (07), no Amazonas. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apontou que o número eleva para 351 casos confirmados da doença.
Na edição semanal do órgão, o quadro da Mpox é de 817 notificações, 10 prováveis; 441 descartados; e 15 suspeitos. Não há registro de óbito pela doença. As informações sobre a varíola estão disponíveis no site da FVS-RCP, no endereço www.fvs.am.gov.br.
Sobre a Mpox
De acordo com a Secretaria da Saúde, a Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.