Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Em entrevista ao Dia a Dia Notícia, a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), pré-candidata à Câmara Federal, confirmou o apoio da federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, à reeleição de Omar Aziz (PSD) ao Senado Federal e também a possibilidade do senador Eduardo Braga (MDB) receber apoio da federação para concorrer ao governo do Amazonas.
Omar Aziz e Eduardo Braga já declararam publicamente apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmaram que farão palanque para ele no estado do Amazonas
Omar encontrou-se várias vezes com Lula, uma delas durante uma parada técnica em Manaus, sendo parabenizado por sua atuação como presidente da CPI da Covid no Senado Federal. O apoio da federação foi confirmado por Vanessa Grazziotin:
“As tratativas estão bem adiantadas. Não ocorrem a nível nacional, mas localmente também. Nós da federação devemos coligar com o seu partido, o PSD, e apoiar a sua reeleição ao Senado Federal”, declarou a pré-candidata.
Eduardo Braga também deverá receber o apoio da federação de esquerda para disputar o governo do Amazonas. O senador declarou recentemente, em entrevista à mídia local, que conversou com a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffman, e com o presidente do PT no Amazonas, deputado Sinésio Campos, para se colocar como pré-candidato com apoio da federação de esquerda. Vanessa Grazziotin confirmou a possibilidade.
“O próprio senador já comunicou publicamente [a possibilidade]. Nós temos feito contatos quase que diários com a direção nacional do PCdoB, que compõe a coordenação da candidatura de Lula e da própria federação. As discussões estão bem adiantadas. Há a possibilidade sim de ele vir a ser candidato a governador pela federação”, disse a ex-senadora.
Mandato popular
Caso seja eleita para a Câmara Federal, Vanessa Grazziotin declarou ao Dia a Dia que irá focar na defesa das mulheres, do povo mais pobre e dos trabalhadores, e que o eixo central será a defesa da Zona Franca de Manaus e a “diversificação do nosso desenvolvimento econômico”.
“Em todos os mandatos que eu exerci, isso ficou muito claro. O meu lado sempre foi o da defesa dos direitos, das mulheres, dos trabalhadores, da juventude”, disse Vanessa.
A pré-candidata também é preciso retomar o processo de desenvolvimento “com inclusão social” no estado do Amazonas, indo além de programas sociais da gestão petista como o “Minha Casa, Minha Vida, expansão das universidades públicas, Mais Médicos garantido atendimento a Saúde”. Vanessa afirmou que pretende enfatizar em seu mandato a questão da geração de energia limpa, tendo como o foco a energia solar.
Lula no primeiro turno
Quanto à candidatura de Lula, Vanessa afirmou que tem “muita convicção” na possibilidade de o ex-presidente se eleger ainda no primeiro turno.
“Vamos trabalhar pra isso. Acho que a eleição vai saindo desse patamar ideológico. A candidatura do presidente Lula vem se ampliando nos últimos tempos, porque o Brasil não suporta mais tanta fome, tanta miséria, tanta carestia por conta de uma crise econômica internacional”, afirmou.
Vanessa também declarou que o Brasil sente os reflexos da guerra na Ucrânia por conta da “irresponsabilidade deliberada de uma política econômica que vem sendo aplicada pelo governo do atual presidente”.
“Nós vamos trabalhar muito para que a vitória venha logo no primeiro turno”, concluiu.
O Partido Comunista do Brasil é o terceiro maior em número de filiados no estado do Amazonas, com quase 20 mil pessoas em suas fileiras. Apesar de nunca ter ocupado cargos majoritários, o partido sempre marcou presença no legislativo amazonense, a nível federal e estadual. Atualmente, possui um representante na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Jaildo Oliveira.