Search
booked.net
Search
Close this search box.

‘Vamos fazer uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal’, promete Lula na COP 27

Foto: Ahmad Ghrabli/AFP

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã desta quarta-feira (16), de seu primeiro evento público na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, um encontro com governadores do estados que compõem a Amazônia Legal. Deles, recebeu uma carta em que os mandatários dos governos estaduais se comprometem com a preservação do bioma e pedem uma nova cooperação com a administração federal.

Lula não fez discurso oficial, mas ao responder à carta, deu novos acenos de como pretende conduzir sua política climática daqui para frente.

“O Brasil está de volta ao mundo […] Nós vamos fazer uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal. É importante as pessoas saberem que nós vamos cuidar, e cuidar muito, dos povos indígenas e vamos criar o Ministério dos Povos Originários, para que essa gente não seja tratada como bandido”, disse Lula. 

Ele também informou que pretende lançar o Brasil como candidato para sediar a Conferência do Clima daqui a três anos, quando for a vez da América Latina receber o evento.

“Quando ficar certo que nós vamos falar com o Secretário-Geral da ONU (António Guterres), vamos pedir que a COP de 2025 seja feita no Brasil, que seja feita na Amazônia. Na Amazônia, tem dois estados aptos para receber qualquer conferência internacional, Amazonas e Pará”, disse. 

De acordo com Lula, será importante que os participantes da Conferência do Clima possam conhecer de perto a realidade da floresta tropical brasileira. Ele ainda afirmou que pretende restabelecer diálogos com todos os entes federados, de forma a poder atender as necessidades locais.

“Nós vamos voltar a fazer o Brasil conviver democraticamente com seus representantes. Não é possível que um Presidente da República não faça reuniões, não é possível que um presidente pense que é capaz governar o Brasil sem levar em conta as necessidades dos estados e, dentro dos estados, as necessidades das cidades”, afirmou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.