*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O participante Leonardo da Rosa Giglio, de 32 anos, disparou contra o chef de cozinha francês e jurado Erick Jacquin, de 58 anos, quando preparava um baião de dois, nessa semana, no MasterChef Brasil. O desafeto ocorreu quando Leonardo foi criticado por usar molho shoyu no lugar do sal na receita.
De acordo com o cozinheiro, durante o questionamento sobre os ingredientes usados no preparo do prato, o molho seria para substituir o sal. Mas, a ideia não foi recebida bem pelo chef que apontou que o shoyu estaria fora da cultura nordestina. O homem nascido em Fortaleza recusou as críticas:
“Agora o senhor vai querer ensinar um cearense a fazer o baião?”, disse Rosa em resposta.
Após receber a resposta, Jacquin alegou que somente queria se satisfazer com a refeição: “Eu vou querer comer bem. E eu penso que você vai fazer coisa errada. Boa sorte”, respondeu o jurado. O participante ainda continuou: “Acredito que ele está querendo me ajudar, mas ‘macho véi’ isso aqui é do jeito que faço lá em casa”.
Conforme os jurados, ao final, o resultado foi péssimo. “Esse prato reforça o estigma da cozinha nordestina, porque é pesado e grosseiro. O cuscuz, nem o baião é bom. A carne está fora do ponto. Você está se enganando. Isso não é o Nordeste”, avaliou o chef Rodrigo Oliveira.