Search
booked.net

‘Vai muito nego para o xilindró’: Amazonino é acusado de usar termo racista durante convenção partidária

Foto: Franciane Silva
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), 82 anos, foi acusado de utilizar um termo com conotação racista durante o discurso de lançamento de sua candidatura ao governo do Amazonas. O veterano, ao atacar adversários políticos, afirmou: “eles que tomem cuidado, porque o que estão fazendo e fizeram com o povo eu não vou perdoar. Vai muito ‘nego’ para o xilindró”, atribuindo à palavra ‘nego’ a conotação de ‘criminoso’. A fala foi criticada por especialistas e ativistas.

A fala de Amazonino foi criticada pela advogada Laila Alencar, ativista e integrante do coletivo negro Odaras, a qual afirmou que o candidato do Cidadania refletiu o racismo estrutural presente na própria língua portuguesa.

“Muitas pessoas, apesar de não apresentarem a intenção de ter uma conduta racista, possuem em sua estrutura os vícios de linguagem que o racismo traz. O racismo, ou o reflexo dele (como é o caso do candidato que se declara negro), é uma questão estrutural e está presente nas pequenas atitudes que somadas alimentam todo esse contexto negativo que precisa ser enfrentado com práticas antirracistas”, afirma Laila.

Parte do mesmo coletivo de Laila, a advogada Luciana Santos afirmou que o discurso de Amazonino era um exemplo de racismo linguístico, e que “relacionar a população negra a atitudes criminosas remete a teorias ‘científicas’ colonialistas, eurocêntricas e completamente ultrapassadas; no entanto, ainda presentes em nosso país em função do racismo e às relações de poder que lhe fundamentam”.

O termo ‘nego’ data do século XVI, época da colonização portuguesa e escravidão de negros e indígenas. Utilizado pelos escravistas brancos para menosprezar pessoas pretas, a palavra ganhou novos significados menos pejorativos com o passar dos séculos, se tornando até mesmo um apelido carinhoso. Entretanto, no contexto da fala de Amazonino, a palavra tem a conotação de “bandido, criminoso”, uma característica do racismo estrutural e que mancha a imagem de pessoas pretas, as relacionando ao crime.

Amazonino discursou durante meia hora na quadra da escola de samba Sem Compromisso, mas não conseguiu ficar mais de seis minutos em pé, passando a maior parte de sua apresentação sentado. O ex-governador anunciou o ex-deputado Humberto Michiles como seu vice para as eleições de outubro deste ano.

*Com informações de Revista Cenarium

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.