Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vacina contra herpes, Shingrix tem eficácia de 97% e está disponível em Manaus

Foto: Reprodução

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A nova vacina contra herpes-zóster ou cobreiro, Shingrix, está disponível em Manaus, com eficácia de 97%. O produto deve ser aplicado em duas doses. O imunizante foi produzido pela farmacêutica britânica GSK, em agosto de 2021.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitiu a comercialização da vacina Shingrix no Brasil. O imunizante tem preço estipulado em R$ 843 por cada dose, porém o valor pode variar dependendo da clínica.

O medicamento está indicado para pessoas a partir de 50 anos, o período biológico em que ocorre o início da perca da imunidade de forma natural, principalmente aqueles que tiveram contato com o vírus varicela-zóster no passado. Somando a isso, é recomendável para usuários com mais de 18 anos que já tiveram alguma infecção viral, como o Covid-19; portadoras de comorbidades como HIV, esclerose múltipla, lúpus, câncer, diabetes etc.; ou que vão se submeter a transplantes órgãos e medula óssea.

Sobre o virus da herpes-zóster

O herpes zóster, conhecido popularmente como cobreiro, é uma doença infecciosa causada pelo vírus da catapora, reativada na fase adulta. A doença não possui uma causa específica, mas de forma mais comum depois dos 60 anos, em casos que a pessoa possui o sistema imunológico enfraquecido devido a doenças ou uso de medicamentos e pelo estresse, como fator de risco.

Segundo o consultor técnico do Grupo Sabin, Claudilson Bastos, o virus da catapora fica inativo durante anos, mas pode se espalhar ao longo do nervo sensitivo. “Rapidamente aparecem manchas vermelhas, que dão lugar a vesículas, espalhadas por todo o corpo. Essa primeira infecção é benigna e não costuma apresentar complicações. No entanto, a cura da catapora é apenas funcional, ficando o vírus latente no corpo, adormecido e alojado na medula”, afirmou Bastos.

Principais sintomas do vírus

  • Bolhas e vermelhidão que afetam apenas um lado corpo;
  • Coceira no local afetado;
  • Dor, formigamento ou queimação na região afetada;
  • Febre baixa, entre 37 e 38ºC.

Transmissão

A herpes-zoster é uma doença contagiosa, mas apenas para pessoas que nunca tiveram catapora ou que não foram vacinadas. E acontece quando existe contato direto com as vesículas cutânea, quando há rompimento daquelas onde o vírus se encontra ativo, ou por secreções respiratórias.

Crianças ou pessoas que não tiveram contato com catapora devem manter o distanciamento das pessoas com herpes zóster e não ter contato com pertences utilizados pelos infetados, como roupas, roupas de cama ou toalhas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.