*Com informações da Assessoria
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou ontem (26) a suspensão, por prazo indeterminado, do Calendário Acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020, medida que abrange as atividades administrativas presenciais, bem como as atividades acadêmicas da graduação, presenciais ou não presenciais. O documento que oficializa a decisão (ad referendum Consuni 01/2020) foi assinado pelo reitor da Instituição, professor Sylvio Puga, e ainda será submetido ao Conselho Universitário (Consuni) para fins de homologação.
O reitor ressalta que, para a decisão, foram considerados a declaração de pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Decreto Legislativo 06 de 20/03/2020 – que reconhece a ocorrência de calamidade pública no país, e a decisão do Comitê Interno de Enfrentamento ao surto de coronavírus da Universidade. “Inicialmente, as atividades de nossa Instituição estavam suspensas até o dia 30 de março mas, considerando o contexto de calamidade pública e a sugestão do nosso Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, sabemos que resguardar nossa comunidade passa, necessariamente, por essa prorrogação de suspensão de nossas atividades por tempo indeterminado”, declarou o reitor.
- Leia na íntegra a Decisão ad referendum Consuni 01/2020 .
Medidas anteriores
No dia 13 de março, data em que o primeiro caso do novo coronavírus foi registrado no Amazonas, a Universidade já havia decidido pela suspensão das aulas por 15 dias, até o dia 30 deste mês. Os serviços essenciais foram mantidos, e os setores administrativos adotaram o funcionamento remoto, por meio de atendimentos à distância.
Apesar dos eventos de colações de grau terem sido cancelados, algumas defesas de Trabalhos de Conclusão já programadas foram realizadas virtualmente, de acordo com autorização de cada coordenação de curso, juntamente com a direção da unidade acadêmica.