Manaus, quarta-feira 10 de junho de 2026
Pesquisar

booked.net

UEA recebe embaixadores da União Europeia para discutir cooperação acadêmica e econômica no Amazonas

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu, nesta quinta-feira, 21, embaixadores dos estados-membros da União Europeia no Brasil para discutir oportunidades de cooperação acadêmica, econômica e comercial voltadas ao Amazonas. O encontro também abordou perspectivas relacionadas ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

A visita dos representantes europeus ao Amazonas teve como objetivo ampliar o diálogo institucional e identificar oportunidades de parceria entre a União Europeia e a Universidade do Estado do Amazonas nas áreas de pesquisa, inovação, tecnologia e intercâmbio acadêmico.

Durante o encontro, foram debatidas possibilidades de cooperação ligadas à entrada em vigor do Acordo União Europeia-Mercosul, além de iniciativas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico na região amazônica.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou a importância da aproximação internacional e afirmou que a universidade busca fortalecer parcerias voltadas para a produção científica e a troca de conhecimentos.

Foto: Lidyane Franco/Dia a Dia Notícia

“A Universidade do Estado do Amazonas recebeu, nesta quinta-feira, embaixadores dos estados-membros da União Europeia para discutir possibilidades de cooperação acadêmica, econômica e comercial para o Amazonas. Nós estamos muito felizes e temos uma série de possibilidades para tratar com a União Europeia”, afirmou.

Segundo Zogahib, a presença dos representantes europeus demonstra o interesse internacional pela Amazônia e pelas pesquisas desenvolvidas no estado.

“Eles querem pesquisar a Amazônia e veem na Universidade do Estado uma possibilidade de desenvolvermos pesquisas em conjunto, além de oportunidades de parceria e intercâmbio entre professores, estudantes e pesquisadores”, declarou.

Ainda de acordo com o reitor, as conversas iniciadas durante a visita devem ajudar a definir áreas prioritárias de atuação conjunta entre a UEA e os países da União Europeia.

“A partir dessas conversas que se iniciam hoje, vamos definir quais áreas são prioritárias para a União Europeia e quais são prioritárias para a nossa universidade, verificando aquilo que podemos fazer em conjunto”, explicou.

A reunião contou com a presença da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, além de representantes diplomáticos de diversos países europeus.

A expectativa da universidade é ampliar futuras cooperações internacionais voltadas ao desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico no Amazonas.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.