*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quarta-feira (26) um vídeo gerado por inteligência artificial que transforma a Faixa de Gaza em um luxuoso complexo de resorts, com arranha-céus, praias lotadas de iates e uma estátua gigante do republicano no meio de uma rua.
Intitulado como “Gaza 2025”, o vídeo começa com uma criança em meio a escombros, em referência ao conflito que já deixou mais de 48 mil mortos em Gaza. Em seguida, a narrativa avança para um “antes e depois” otimista.
É então que surgem pessoas saindo de túneis que desembocam em cenários repletos de prédios altos, ruas turísticas e praias tomadas por espreguiçadeiras e tendas. A trilha sonora, uma música em inglês, traz versos como “Trump vai te libertar”.
Entre as imagens extravagantes, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, é mostrado relaxado em uma piscina ao lado de Trump. Os dois seguram drinques e aproveitam o sol, com uma placa “Trump Gaza” ao fundo
O bilionário Elon Musk também faz aparições. Em uma cena, ele distribui dólares a crianças em uma praia. Em outra, joga notas ao ar enquanto é aplaudido por pessoas com taças de espumante.
Há ainda momentos de dança na areia, com homens e mulheres vestidos como odaliscas, e um menino segurando um balão com o rosto de Trump em uma rua cercada por mesquitas.
A montagem termina com uma estátua dourada e gigante de Trump no meio de uma rua e uma entrada de prédio com o letreiro “Trump Gaza”, consolidando a visão do presidente americano para o território.
Apesar do impacto visual, Trump não incluiu nenhum comentário ao divulgar o vídeo, que foi publicado durante a madrugada.
No início deste mês, ao receber Netanyahu em Washington, Trump defendeu que os EUA ocupem o território após o fim da guerra e o reconstruam, expulsando todos os moradores palestinos.
A ideia, que ele reiterou mais tarde ao afirmar que a população local não poderia retornar à região, gerou forte repúdio internacional. Líderes globais criticaram a sugestão, e a agência de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) classificou a expulsão de palestinos como um potencial crime de guerra.
A Faixa de Gaza vive um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos entre Israel e o Hamas desde janeiro deste ano. A guerra, que começou em outubro de 2023, deixou um rastro de destruição no território, contrastando radicalmente com as imagens de glamour exibidas no vídeo de Trump.